Coleira Antipulgas Para Cachorros ou Cães em 2024
Indice do conteúdo
Toggle
Para poupar sofrimento desnecessário, vamos apresentar-lhe uma solução eficaz que previne o aparecimento de pragas: a coleira antipulgas para cachorros ou cães.
Qual a melhor coleira antipulgas para cachorros?
Nenhum post encontrado!
O que significa coleira antipulgas?
A coleira antipulga, também conhecida como coleira antiparasitária, é basicamente um pedaço de plástico que incorpora uma mistura de inseticidas em pó, para diversos tipos de parasitas.
Quando o cão usa a coleira, esses produtos químicos se espalham por todo o corpo, liberando pequenas quantidades de substância para protegê-lo 24 horas por dia.
Sua operação é simples: o processo de reprodução da praga , evitando ficar no corpo do cão.
Cada coleira, independentemente do inseto contra o qual previne, tem 2 ações fundamentais :
- Repele
- combate
As principais pragas que o colar antiparasitário previne são pulgas, piolhos, carrapatos, mosquitos ou ácaros.
Quando colocar a coleira antiparasitária?
A época de maior perigo de contágio de parasitas é na primavera e no verão. No entanto, é preferível proteger continuamente o seu cão, pois nunca se sabe onde podem aparecer pequenos insetos-praga à procura de um novo hospedeiro. Portanto, é quase obrigatório que o cão use a coleira durante todo o ano.
O colar antiparasitário é eficaz?
A coleira anti-pulgas é um produto eficaz, se for escolhida a correta . Existem diversos modelos no mercado e é recomendável consultar um veterinário antes de comprar um. O profissional saberá recomendar o produto ideal em função dos produtos químicos que contém, para garantir um tratamento ou prevenção eficaz em cada caso.
Para maior eficácia, o cão deve usá-lo continuamente pelo tempo que for válido. Você pode tirar na hora do banho, mas certifique-se de colocá-lo novamente em seguida.
No caso de cães grandes ou que passam grande parte da vida no jardim ao ar livre , é mais provável que precisem de proteção extra.
Como colocar um colar antiparasitário?
Colocar e tirar a coleira contra pulgas é um processo muito simples . Em primeiro lugar, assim que o retirar da embalagem deve ser limpo com um pano húmido ou papel de cozinha molhado para retirar o pó em excesso.
A seguir tem que colocar à volta do pescoço do cão e fechá-lo com a fivela que incorporou. Certifique-se de deixar cerca de dois dedos entre a pele e o colarinho .
É aconselhável deixar uma folga de 3-4 centímetros para o caso de abrir durante o exercício do cão. Se o seu cão ainda for um filhote, você deve deixar mais espaço para ter certeza de que a mesma coleira funcionará para ele quando for mais velho, mas não exagere.
Se você não sabe o quanto seu cão vai crescer, pode comprar uma coleira que expira em um mês, e na hora de comprar outra, seu cão já estará mais próximo do tamanho que terá para o resto de sua vida.
Não se esqueça de usar luvas ao manusear o colar ou, no pior dos casos, lavar as mãos logo após tocar no produto , pois as substâncias do colar são tóxicas.
Quanto tempo a coleira de pulgas para cães leva para funcionar?
A coleira antiparasitária começa a proteger o animal uma semana após colocá-la .
O tempo de validade de cada colar dependerá do fabricante. Eles geralmente duram entre 2 semanas e 10 meses .
O ideal é trocar o colar antiparasitário duas vezes ao ano. Para garantir que seu animal de estimação esteja protegido em todos os momentos, é aconselhável colocar a próxima coleira uma semana antes de expirar a primeira . Desta forma, o novo colar terá tempo suficiente para começar a funcionar.
Existem alternativas para a coleira anti-pulgas?
Existem muitos outros produtos no mercado que têm a mesma finalidade deste tipo de colares, como pipetas ou sprays antiparasitários. Existem também muitos remédios caseiros feitos de produtos naturais que você pode considerar, como limão ou camomila .
O problema com essas alternativas comerciais está no tempo de validade . Comparado a um colar de parasita, uma pipeta ou spray dura a metade do tempo . Além disso, em muitas ocasiões é necessário repetir a dose do antiparasitário para evitar a infecção do cão.
Quanto aos remédios caseiros, eles são muito menos eficazes do que os produtos criados com ingredientes químicos. A vantagem nesse caso são seus componentes naturais, livres de produtos tóxicos.
Vantagens das coleiras anti-pulgas
- As coleiras anti-pulgas são práticas e fáceis de usar , bastando colocá-las e pronto. Você não precisa mais se preocupar com a segurança de seu animal de estimação contra os parasitas do meio ambiente.
- Sua eficácia se prolonga no tempo, pois o produto químico que contém é liberado aos poucos.
- É uma maneira simples, mas eficaz de manter seu cão protegido contra doenças transmitidas por insetos, como pulgas , carrapatos ou mosquitos.
- Dependendo da marca e do modelo, podem durar até 10 meses, o que representa uma economia considerável no longo prazo.
- Embora alguns modelos sejam à prova d’ água e resistentes à água, há outros que devem ser removidos temporariamente, enquanto o cão está em contato com a água.
Desvantagens dos colares antiparasitários
- A coleira é impregnada de inseticidas, bastante tóxicos para os cães. Portanto, se você tem dois ou mais cães em casa, é aconselhável recorrer a outros métodos de prevenção contra parasitas . Os cães que vivem juntos lambem-se uns aos outros e são mais do que propensos a morder o pescoço enquanto brincam. Se, por acidente, quebrarem o colar e ingerirem um pedaço, podem embriagar-se e até morrer.
- As substâncias tóxicas contidas nessas coleiras podem causar uma reação alérgica em cães com pele atópica ou sensível. Para evitar imprevistos e principalmente se a coleira for usada pela primeira vez, é melhor fazer um acompanhamento nas primeiras semanas e observar que não há alterações, como vermelhidão ou coceira. Nesse caso, é recomendável removê-lo imediatamente e lavar a área com bastante água. Se os sintomas persistirem, você deve ir ao veterinário com seu cão.
- A coleira de pulgas geralmente precisa de reforço para ser 100% eficaz. Combiná-lo com outro produto de controle de parasitas, como a pipeta, pode ser uma ótima idéia.
- Mesmo que o seu cão esteja usando a coleira, existem alguns insetos que não são afetados pelo inseticida . Por este motivo, é aconselhável verificar periodicamente a pelagem do seu cão em busca de hóspedes indesejados. Se o seu cão estiver sujo, pode ser hora de uma desparasitação .
- Em muitos casos, a água torna o colar menos eficaz . Diante disso, existem duas soluções possíveis: evitar que o cão se molhe , se possível, ou , mesmo sabendo que ele ficará desprotegido, tirar a coleira enquanto os pelos da nuca ficarem em contato com a água.
- O mesmo é verdade para as crianças . Não é que o colar pare de funcionar, mas se os menores tocarem no colar, podem correr risco de envenenamento. Você deve ensiná-los a não tocar no pescoço do cão , evitar o contato com a coleira ou deixar o cão desprotegido novamente.
Dicas importantes
Para o uso adequado do colar antiparasitário, uma série de fatores deve ser levada em consideração:
- Você deve saber que nenhum colar protege contra todos os parasitas . Em muitas ocasiões, precisaremos usar outros produtos para defender totalmente nossos animais de estimação.
- Antes de comprar uma coleira, é importante levar em consideração a região em que você mora e saber quais são os parasitas que mais ameaçam os cães . Com base nisso, compre um ou outro colar.
- Para maior precisão, seria melhor se você falasse com o veterinário . Ele é um profissional que conhece os produtos químicos necessários para acabar com as pragas que afetam os cães, por isso é quem melhor saberá aconselhá-lo no seu caso.
- É aconselhável apostar em nomes de marcas conhecidas antes de se lançar nas ofertas. Desta forma, você pode ter certeza de que o produto adquirido está em conformidade com os padrões básicos de saúde.
- Compre coleiras reguláveis, para poder prender bem ao pescoço do cão, sem pecar nem por excesso nem por falta.
- Antes de colocar o colar, leia atentamente a folha de instruções . Nem todos os colares são iguais, então pode haver alguma indicação específica que você deve levar em consideração.
- Para não incomodar a sua mascote, cujo cheiro é 50 vezes mais potente que o nosso, deve optar por coleiras que nos dão um cheiro forte , o que certamente será desagradável para os nossos amigos peludos.
- Para usar este tipo de coleira em cachorros, é melhor esperar pelo menos até os dois meses de idade.
- Fique atento ao tempo de validade, para que possa ser substituído no momento certo, sem deixar o cão desprotegido por um momento.
- Não administrar a cães com lesões cutâneas excessivas.
- Para aumentar a sua eficácia e maximizar a duração do colar, é aconselhável retirar todos os meses a camada de gordura que possa ter se depositado sobre o mesmo , limpando-o com um pano ligeiramente húmido.
Conclusões
As coleiras ou pulgas são um pedaço de borracha ou plástico inseticida que visa repelir ou matar os parasitas que se aproximam do seu cão.
Embora os insetos sejam mais ativos na primavera e no verão, é muito importante que seu cão esteja protegido durante todo o ano .
Seguindo as instruções na caixa do colar, você pode colocar o colar de forma rápida e fácil . Lembre-se de deixar alguns dedinhos de espaço entre a gola e a pele e também algum excesso após fechar a fivela.
A coleira anti- pulgas é muito eficaz na prevenção e combate aos parasitas, desde que seja do modelo adequado e seja utilizada de forma correta . Dependendo da situação, proteção extra pode ser necessária.
Geralmente, as coleiras antipulgas demoram uma semana para começar a funcionar , e sua validade varia de 2 semanas a 10 meses dependendo da marca e dos componentes incorporados.
Para os donos que não querem uma coleira antiparasitária para seus cães, ou que, devido a circunstâncias ambientais, não podem ficar, existem muitas outras alternativas . Por um lado, os químicos (pipetas e sprays) e os naturais (limão, vinagre, etc.).