Ensinar ao seu cão boas habilidades de recordação é essencial. Saber que ela voltará quando for chamada significa que você pode dar a ela mais liberdade para vagar e farejar nas caminhadas sem colocá-la em perigo indevido.
Na verdade, recordar é uma habilidade que pode até salvar sua vida um dia. Mas quando se trata de treinar seu cão em habilidades de recall, por onde você deve começar? Continue lendo para obter dicas e estratégias.
Um guia passo a passo para o recall de treinamento
Indice do conteúdo
TogglePasso 1: Apresentando o recall
Comece em um ambiente tranquilo e familiar, como sua casa. Fique perto de seu cachorro e certifique-se de que ele está focado em você, mostre a ele que você tem uma recompensa em suas mãos. Em seguida, chame “Venha!” com o máximo de entusiasmo que puder.
Quando ela vier, dê a guloseima, junto com muitos elogios e bichinhos. O objetivo é ensinar ao seu cão que vir até você é a melhor e mais divertida coisa imaginável, e coisas boas acontecem quando ele volta.
Etapa 2: aumentar a distância
Continue repetindo o exercício nos próximos dias e semanas, aumentando gradativamente a distância que ela deve percorrer para chegar até você.
Se em algum estágio seu cão não responder corretamente, reduza a distância entre vocês até que ele tenha sucesso e aumente novamente lentamente. Além disso, tente praticar em horários aleatórios, quando seu cão não espera, para acostumá-lo a vir quando chamado o tempo todo.
Etapa 3: adicione distrações
Quando seu cão está vindo com sucesso toda vez que você chama, você pode mover suas sessões de prática para fora e começar a adicionar distrações, como outras pessoas e outros cães que seu cão tem que passar no caminho de volta para você. Observação: certifique-se de que isso seja feito em uma área fechada e segura, como um quintal cercado!
Mantenha seu cão em uma coleira longa enquanto pratica o recall do lado de fora até ter certeza de que ele voltará quando você ligar, obedecendo a todas as leis locais sobre comprimentos de coleira. Nunca pratique exercícios de recordação sem coleira em qualquer lugar onde haja uma chance remota de seu cão ser atropelado por um carro.
Mais dicas para obter uma recordação perfeita
- Use guloseimas e brinquedos de alto valor como recompensa. Com muitos interesses e distrações conflitantes, você precisa realmente motivar seu cão a vir até você. O biscoito normal pode não cortar! Experimente um pedaço bem pequeno de queijo ou qualquer outra coisa que você saiba que seu cachorro adora.
- Prepare seu cachorro para vencer. Ajude seu cão a se sentir bem-sucedido esperando até que ele dê uma volta rápida e já esteja voltando para você antes de chamá-lo para vir.
- Não se repita. Chamando “Vem! Venha! Venha!” repetidas vezes apenas ensinará ao seu cão que ele não precisa ouvir na primeira vez que você ligar. Se o seu cão não responder, dê um passo para trás no treinamento até obter sucesso.
- Não chame seu cachorro apenas por motivos “negativos”. Se você só se lembra de seu cachorro colocar a coleira de volta e ir para casa, ele aprenderá rapidamente que “venha” significa que a diversão acabou. Para evitar criar essa associação negativa, lembre-se de chamar seu cão algumas vezes durante cada sessão de brincadeira, recompense-o e permita que ele brinque novamente.
Lembre-se em caso de emergência
Se você precisar que seu cachorro volte com urgência em uma emergência, não o persiga. Ela provavelmente pensará que é um jogo e continuará fugindo de você. Em vez disso, tente fugir dela para incentivá-la a persegui-lo.
Se você precisar que seu cachorro volte com urgência em uma emergência, não o persiga. Em vez disso, tente fugir dela.
Alternativas ao off-leash
Alguns cães simplesmente não são bons em voltar e, não importa quanto treinamento você faça, você pode não se sentir confortável em deixá-los fora da guia. Tudo bem! Confie nos seus instintos. Os cães ainda gostam de passear na coleira e você não deve sentir que os está privando – você está sendo um pai responsável e fazendo o que é melhor para eles.
Os parques cercados para cães também oferecem uma grande oportunidade para os cães correrem, brincarem e se socializarem, sem a preocupação de se afastarem demais.
Resumo
A recordação do ensino pode levar meses, portanto, seja paciente. Apenas lembre-se de continuar elogiando cada sucesso, por menor que seja.
Por fim, uma observação importante a ser lembrada: sob nenhuma circunstância um cão deve ficar sem coleira se estiver sendo levado para qualquer lugar perto de carros . A caminhada sem coleira deve ser reservada para trilhas, parques fechados e outros locais totalmente seguros. Lembre-se de que não importa quão boas sejam as habilidades de recordação do seu cão, nenhum cão pode ser confiável para voltar quando chamado 100% do tempo. Melhor jogar pelo seguro do que remediar!