almofadas-das-patas-dos-caes

Almofadas Das Patas Dos Cães

almofadas-das-patas-dos-caes-protecaoAs almofadas das patas dos cães são muito importantes , pois são a área do pé que entra em contato com o solo, por isso pode ser facilmente danificada ou ferida .

 

 Portanto, é conveniente prestar atenção a eles e tratar qualquer problema que surja, para que nosso cão não sofra e se recupere rápidamente.

 

As almofadas do cão são duras e resistentes, mas por vezes sofrem uma forte abrasão devido ao tipo de terreno em que pisam, bem como à temperatura , objetos pontiagudos ou caminhada excessiva (lembre-se que tem meias para cães de interior e exterior e também não escorregar que pode ser muito útil). 

 

Se você deseja que seu cão mantenha suas almofadas em boas condições, é importante levar em consideração como elas podem ser danificadas e aprender a cuidar delas adequadamente .

As almofadas das patas dos cães

As almofadas dos cães formam as solas dos pés. Os cães têm quatro almofadas digitais e suportam três ao caminhar. O que é mais atrasado e de maior tamanho é o metacarpo .

 

 Um pouco mais acima está a almofada do carpo , que serve como freio. Todos eles contêm depósitos de gordura que proporcionam elasticidade para absorver impactos ao caminhar.

 

Além disso, possuem glândulas sudoríparas que ajudam a regular a temperatura e umedecem a superfície das almofadas, evitando rachaduras. Assim, melhoram a tração durante caminhadas e corridas. Eles também permitem marcar o território com seu cheiro. É por isso que os cães costumam esfregar as patas na superfície do solo. 

 

Temperatura, gelo ou neve ( você tem um bom guia para ir à neve com seu cachorro ), água, lama, pedras, etc., podem causar rachaduras ou feridas nas almofadas do cachorro, ou até mesmo queimaduras dolorosas devido às altas temperaturas. atingem alguns solos, como a areia ou o pavimento das cidades . Além disso, nosso cão pode pisar em objetos pontiagudos ou vidros.

Como proteger as almofadas das patas do cão

As almofadas de um cão devem ser duras e não secas ou rachadas. Podemos contribuir para o endurecimento das almofadas do cão levando-o a passear em diferentes terrenos , procurando sempre fazer passeios de acordo com a raça e tamanho do nosso cão.

 

Em algumas raças, o pelo cresce entre as almofadas , eventualmente saindo entre os dedos. É importante controlar o crescimento desses pelos para evitar problemas e deformidades na planta do pé. Tente aparar esse cabelo e manter as unhas curtas (use um cortador de unhas apropriado para cães ).

 

Os cães geralmente desgastam as unhas com a atividade, mas se não o fizerem, podem crescer muito, afastando os dedos dos pés e dificultando a tração, impedindo que as almofadas toquem o chão. Consulte seu veterinário para saber como cortá-los com segurança e não cortar a vascularização. Se não for feito corretamente e cortarmos a vasculatura, o cão sentirá dor e a unha começará a sangrar . Aplique pressão com um pedaço de algodão por alguns minutos para parar o sangramento.

 

Também é importante limpar e secar bem as almofadas ao retornar de um passeio ao ar livre, especialmente se estiver chovendo ou se tivermos vindo de um local com lama ou água.

 

Verifique-os também se ele lambe insistentemente as patas, manca ou anda de forma estranha. Procure por cortes, feridas, unhas quebradas ou qualquer coisa que possa ter ficado presa ou presa em suas patas.

 

Protetores de almofadas das patas dos cães

Existem inúmeros protetores para almofadas para cães no mercado. Você encontrará uma infinidade de cremes para proteger as almofadas plantares contra irritações, feridas ou efeitos causados ​​por temperaturas muito altas ou baixas. Aqueles que contêm extrato de centella asiatica são altamente recomendados, devido ao seu grande poder cicatrizante e anti-inflamatório.

 

Você também encontrará cremes e sprays de aloe vera e ceras protetoras antiderrapantes .

 

Alguns dos cremes comerciais mais conhecidos são Adofilm, Adoquatro ou Menforsan, mas você não deve abusar do seu uso. Consulte sempre o seu veterinário para recomendar o tratamento mais adequado.

 

Você também pode usar remédios caseiros para tratar as almofadas do seu cão.

 

Por exemplo, vaselina ou azeite de oliva são agentes hidratantes eficazes. Cavalinha estimula a geração de colágeno e é muito eficaz na cicatrização e fortalecimento dos tecidos da almofada Antes de usar qualquer remédio caseiro, é importante consultar seu veterinário para se certificar de que o método utilizado não será prejudicial ao seu cão.

 

É importante hidratar as almofadas. Você pode usar um creme hidratante no final do dia , após a excursão, para que penetre nas almofadas durante a noite. No entanto, não é conveniente abusar da hidratação . Se o seu cão não tiver problemas com almofadas, não faça nada. Estes devem ser elásticos, mas duros e ásperos ao toque.

 

Se você for fazer longas caminhadas ou terrenos abrasivos , como os diferentes pavimentos urbanos ou lugares com gelo, neve, areia que pode estar muito quente ou lugares íngremes com pedras afiadas , é conveniente usar sapatos ou botas especiais para cães . É importante que os escolha com cuidado, pois existem muitos no mercado de diferentes qualidades e preços, devendo procurar os mais adequados para o tipo de passeios que faz com o seu cão. Aqui deixamos alguns que têm classificações muito boas e têm preços econômicos:

 

Lembre-se também de que as botas podem causar escoriações nos pés, principalmente no quinto dedo, por isso você deve ficar atento para que isso não aconteça ou curar a escoriação rapidamente assim que ocorrer.

 

Consulte o seu veterinário sobre os cremes e protetores mais recomendados para o seu cão.

 

Feridas, cortes e arranhões nas almofadas das patas do cão

Se o seu cão tiver feridas ou cortes que pareçam graves ou profundos, vá ao seu veterinário. Em caso de ferimentos leves , limpe bem a área com água, certificando-se de remover quaisquer vestígios de sujeira . 

 

Em seguida, aplique um creme antibiótico recomendado pelo seu veterinário. Proteja a almofada com gaze e enfaixe-a cuidadosamente para evitar que seu cão lamba ou reabra a ferida . Se você tiver algum sintoma de infecção, vá ao veterinário.

 

Queimaduras e abrasões são dolorosas, pois as almofadas são muito sensíveis. É necessário tratá-los com um creme adequado, geralmente com um antibiótico, e enfaixar. Leve-o ao veterinário para que ele possa examinar a queimadura e tratá-la adequadamente. 

 

Se você não vê queimaduras, mas as almofadas do seu cão são muito macias e sensíveis ao toque, hidrate-as bem . Você pode mancar ou andar estranhamente.

 

No inverno, as baixas temperaturas podem causar rachaduras nas almofadas dos cães. A secura faz com que as almofadas percam a elasticidade, o que as torna incapazes de absorver choques e aumenta a probabilidade de lesões ou infecções, que podem ser muito dolorosas.

 

Você precisa hidratar bem as almofadas do seu cão para evitar esse problema. Rachaduras podem ser curadas com betadine. Banhos de água salgada quentes são muito eficazes. Dilua bastante sal na água. O sal é um ótimo desinfetante. É por isso que a água do mar cura as feridas tão bem.

 

Você pode aplicá-lo limpando suavemente as almofadas com gaze ou mergulhando as patas do cão em uma tigela de água morna e salgada por alguns minutos. A vaselina pura (sem perfume) também é muito eficaz.

 

Como proteger as almofadas das patas dos cães no verão?

Durante o verão, os cães podem ter mais problemas com suas almofadas, devido às altas temperaturas . Em muitas cidades, o asfalto atinge temperaturas muito altas, até 70ºC.

 

 A areia da praia também absorve muito calor. Não leve o seu cão para passear nas horas mais quentes e antes de o fazer, toque no chão. Se ele te queimar, as almofadas dele certamente queimarão também.

 

Para reduzir as chances de as almofadas dele se queimarem, é melhor evitar as horas mais quentes para sair com seu cachorro. Em vez disso, leve-o para passear no início da manhã, no final da tarde ou à noite.

 

Nas horas mais quentes, é melhor levá-los para áreas frescas, onde não correm o risco de sofrer queimaduras ou insolação. É preferível ir para áreas ajardinadas ou com relva e relva, evitando asfalto, areia e pavimentos e pavimentos que absorvam o calor.

 

Também é importante certificar-se de que não há vidros ou objetos pontiagudos no chão e se formos para as montanhas por terrenos rochosos, verifique suas pernas no final do dia.

 

Neste caso, considere o uso de botas especiais, embora possam não se acostumar com elas ou causar atrito, caso em que é melhor não usá-las.

 

Conclusões

  • As almofadas para cães são uma área muito sensível que devemos cuidar.
  • As almofadas são duras, ásperas e resistentes.
  • Eles também têm muitos nervos, então essas são áreas muito sensíveis.
  • Estando em contato com o solo, podem sofrer cortes, queimaduras e ferimentos.
  • Existem protetores comerciais muito eficazes. Consulte o seu veterinário.
  • Você pode tratar suas almofadas com remédios caseiros, como vaselina ou lavagens com água morna e sal.
  • Consulte o seu veterinário para saber se eles são adequados e se você precisa de algum tratamento mais específico.
  • No verão ou em terrenos rochosos ou montanhosos, você deve prestar atenção especial às suas almofadas.
Rolar para cima