Qual O Melhor Arnês Para Gatos?
Indice do conteúdo
ToggleCada vez mais, os gatos fazem parte das nossas famílias. Nós entendemos sua aparente independência e entendemos que é apenas uma atitude de alguns animais preciosos que são na verdade muito felizes passando o tempo com seus companheiros humanos. E o arnês para gatos pode ser um complemento perfeito para sair de casa com segurança.
Embora os gatos sejam animais domésticos, muitos adoram passear pela rua e curtir a aventura que esta mistura de cheiros, sons e coisas novas para observar. Mas, indo sozinhos na cidade poderiam se assustar com alguma coisa e correr para se proteger e isso faria com que se perdessem se não saíssem amarrados com um bom arreio.
Como escolher o melhor arnês para gatos?
- A maioria dos gatos precisa se familiarizar com seu arnês antes de colocá-lo e levá-lo para passear. Não se preocupe, é natural e existem técnicas para simplificar o processo.
- Para gatos que tendem a fugir de casa, mas vivem em uma cidade ou grande vila, pode ser altamente recomendado ter um arnês e dar um passeio com seu dono de forma protegida.
- Existem muitos tipos de arreios e deve escolhê-los tendo em atenção que o seu gato se sente confortável e, ao mesmo tempo, que é difícil retirá-los.
Os melhores arreios para gatos do mercado: as nossas recomendações
Nesta seção você encontrará uma compilação dos 4 melhores arnês do mercado. Além disso, resumimos as principais características de cada um deles para oferecer um bom conhecimento de todos esses produtos.
Desta forma, você poderá decidir mais apropriadamente qual arnês é melhor para o seu gato e para você:
- O arnês de gato favorito dos usuários online
- O melhor arnês para gatos pequenos
- O arnês de gato mais sofisticado
- O arnês de gato mais confortável
O arnês de gato favorito dos usuários online
Este arnês está disponível em três tamanhos diferentes. Ele vem com um velcro macio especial para bebês localizado no pescoço e no peito e um fecho de plástico adicional no pescoço para evitar que o gato escape. Além disso, esse velcro os torna mais fáceis de colocar. É feito de malha macia que não deforma nem aquece com o tempo quente.
O facto de estes arneses possuírem Velcro para colocar é considerado muito positivo pelos utilizadores, que destacam neste produto a sua simplicidade e que a incorporação do plástico extra dá-lhes muita segurança. Eles garantem que os gatos dificilmente possam escapar dessa proteção. Tem uma alça de 150 centímetros.
O melhor arnês para gatos pequenos
Este arnês está disponível em três tamanhos diferentes. Ele vem com um velcro macio especial para bebês localizado no pescoço e no peito e um fecho de plástico adicional no pescoço para evitar que o gato escape. Além disso, esse velcro os torna mais fáceis de colocar. É feito de malha macia que não deforma nem aquece com o tempo quente.
O facto de estes arneses possuírem Velcro para colocar é considerado muito positivo pelos utilizadores, que destacam neste produto a sua simplicidade e que a incorporação do plástico extra dá-lhes muita segurança. Eles garantem que os gatos dificilmente possam escapar dessa proteção. Tem uma alça de 150 centímetros.
O arnês de gato mais sofisticado
É um arnês disponível em dois tamanhos e cinco cores à escolha: rosa, azul, preto, vermelho ou amarelo. Destaca-se por ser à prova d’água, para uso em todas as condições climáticas, e vem com um anel extra na parte frontal. É acolchoado, o que o torna mais conveniente para os meses frios do ano, pois faz calor.
Os usuários enfatizam que, apesar das tentativas de seus gatos, eles não conseguiram remover o arnês. Somente quem não tinha o tamanho correto o fez. Os gatos parecem se sentir confortáveis neste arnês acolchoado, de acordo com os compradores. Uma de suas peculiaridades é que eles possuem um anel D na frente para uso adicional.
O arnês de gato mais confortável
Este arnês se destaca por seu material de malha ultraleve e respirável e está disponível em dois tamanhos diferentes: pequeno e médio. Os compradores destacam deste objeto que veem seus gatos confortáveis quando o carregam, que é muito leve e tem uma aparência elegante. Além disso, é difícil para um animal sair deste arreio.
A marca PiuPet dá muita ênfase ao estilo e design deste produto. O tamanho ‘M’ tem circunferência do pescoço entre 24 e 28 cm e circunferência do tórax entre 40 e 44 cm. O tamanho um pouco mais barato ‘S’ tem uma circunferência do pescoço entre 20 e 24 cm e uma circunferência do tórax entre 36 e 40 cm.
Guia de compras: tudo o que você deve saber sobre arreios para gatos
É importante que antes de comprar um arreio para o seu gato, você pense no caráter do animal e conheça os principais aspectos desses produtos. A seguir incluímos os aspectos mais relevantes sobre as dificuldades que podem surgir com os gatos ao passear com arnês e conselhos importantes a esse respeito.
Você pode treinar um gato para andar com um arnês?
Provavelmente, a primeira vez que você colocar um arreio no seu gato, vai ficar estranho, bagunçado e ele vai querer se livrar daquela vestimenta. Mas se for um animal que gosta de sair de casa e você mora em uma grande cidade ou vila, terá que se demitir e se acostumar com esse elemento. Assim, o passeio pode ser apreciado com segurança.
Mas se você não quiser, também pode educá-lo. Os gatinhos são muito mais receptivos a esta nova experiência, enquanto os gatos mais velhos serão mais reticentes, embora também possam ser treinados com paciência.
Porque meu gato precisa de um arnês?
Se você não mora em aldeia e quer levar seu gato para fora de casa ou precisa ir ao veterinário, é imprescindível colocar um arnês. Há especialistas que recomendam levar para passear aqueles gatos que têm tendência a fugir, para os ajudar a libertar a sua adrenalina e o seu desejo de descobrir novos mundos, mas sem correr riscos.
Além disso, se o seu animal não consegue ter liberdade para sair e descobrir novas sensações, pode desenvolver manias incômodas pelo fato de passar horas trancado entre paredes. Caminhar também ajuda a controlar a obesidade.
Existem passeios obrigatórios para os felinos, como ir ao veterinário para vacinar ou fazer check-ups ou ir de casa para o carro para uma viagem. E é mais confortável sair com arnês por motivos de segurança. Se o gato escapar, pode perder-se ou acabar na estrada e correr riscos.
O que devo fazer se meu gato não quiser usar o arnês?
É normal que isso aconteça. Os gatos são animais de hábitos, e se acostumar com um novo leva tempo. Recomenda-se que, se ele resistir a colocá-lo ou se sentir desconfortável, em vez de forçá-lo, deixe este novo utensílio perto de locais que o seu gato goste, como a tigela de comida ou o espaço onde dorme, para que se torne familiar .
Nas primeiras vezes que for colocar o arnês poderá acompanhá-lo dando-lhe um petisco que o seu gato adora, ou com carícias. Dessa forma, você relacionará esse elemento a sentimentos positivos. Você pode repetir esse processo por vários dias, até ver que o arreio no corpo do seu gato é menos intrusivo e mais familiar.
Devo levar meu gato para fora na primeira vez que ele colocar o cinto?
A menos que você tenha um gato muito adaptável, o que não é comum, siga o processo aos poucos, mesmo que já tenha conseguido colocá-lo dentro do arnês sem ficar nervoso. Quando puder colocá-lo, deixe o arnês solto, sem ajustar e sem colocar a guia, e deixe o gato andar pela casa com ele, para que possa continuar seu processo de adaptação.
Repita o treino todos os dias por um tempo. Se você perceber que seu gato começa a ficar muito calmo quando usa o arnês no corpo, aumente gradualmente o tempo que ele carrega esse objeto.
Se você perceber que ele consegue ficar confortável em casa com o arnês, aperte-o e coloque a guia nele, mas ainda assim, espere alguns dias antes que ele saia. Enquanto isso, continue entretendo-o com guloseimas e carícias. E não espere que fique sobrecarregado e seja capaz de voltar ao ponto de partida. Não perca de vista suas reações ao usá-lo.
Quando eu sei que meu gato está pronto para sair com seu arnês?
Você conhece seu gato melhor do que ninguém e saberá quando algo for realmente confortável para ele. Quando isso acontecer, você pode levá-lo para a rua. Agora pense que começa o segundo treinamento: que o animal quer desfrutar das sensações que o mundo oferece fora de suas quatro paredes. Nem todo mundo precisa gostar.
Comece a caminhar em um lugar tranquilo. Em primeiro lugar, simplesmente sente-se com seu gato em um local tranquilo e deixe-o explorar os arredores, enquanto você segura a guia. Assim como você fez em casa, faça com que ele se sinta confortável, dê guloseimas e abraços. E dê-lhe tempo para se sentir bem com o seu primeiro contato com o mundo exterior.
Alguma dica adicional para quando meu gato se acostumar com o arnês?
Pense nos gatos como animais com hábitos fixos. Portanto, se o seu animal adora passear e ver o mundo, estabeleça um horário, para que o animal não insista durante todo o dia em sair de casa. Pelo mesmo motivo, não ponha a coleira nele quando estiver incomodando, porque ele quer sair na hora que decidir. Esperando.
Mesmo que já tenha se acostumado a sair de casa, nunca saia sem o arreio, pois pode fugir do susto ou seguir um animal, como é seu instinto natural. Por isso coloque sempre o cinto antes de sair de casa, já bem amarrado. E, se tiver que entrar em um estabelecimento, não o deixe sozinho do lado de fora.
Por que, se meu gato é obeso, você recomenda levá-lo para passear com o arnês?
Muitos veterinários acreditam que uma das soluções para conter a obesidade do seu felino é comprar um arnês, acostumar-se e dar um passeio todos os dias. Os animais da cidade levam uma vida muito sedentária. E a obesidade pode levar a doenças crônicas como diabetes ou doenças hepáticas.
Além disso, gatos com excesso de peso podem estar em risco de artrite devido à pressão que seu peso exerce sobre as articulações. Manter os gatos com seu peso ideal diminui a probabilidade de desenvolverem essas doenças crônicas. E, para isso, um grande aliado é o arreio para poder sair à rua com segurança.
Quais são as vantagens de meu gato passear com arnês?
Não só a obesidade é um problema para os gatos quando falamos de animais que estão sempre trancados em casa. O fato de sempre ter esses bichinhos sem possibilidade de sair para passear pode desenvolver comportamentos agressivos e até mesmo depressão e falta de apetite devido ao tédio e falta de estímulos.
O fato de sempre ter um gato em casa, sem sair para passear, também pode se transformar em hobbies incômodos, como tentar caçar enfeites que você tem em casa ou subir em todos os seus móveis altos para liberar sua adrenalina. E, nesse caso, os especialistas recomendam pegar um arreio e levar o animal para curtir a rua.
Qual o plano de vacinação para gatos antes de irem para a rua?
O fato de seguir um plano de vacinação correto protegerá nosso gato de desenvolver doenças. A vacinação também é importante se o seu felino estiver sozinho em casa. E são essenciais se você quiser colocá-lo no arnês e levá-lo para a rua. Se for um bebê, o processo de vacinação deve começar aos dois meses de idade.
Os veterinários recomendam a vacina trivalente para todos os gatos e a vacina contra leucemia para os animais que possam ter contato com gatos errantes. Portanto, se o seu felino tiver a oportunidade de sair com seu arnês, é recomendável que ele use os dois. O primeiro é feito em três embreagens e a leucemia em duas.
Para que meu gato pode precisar de um arnês reflexivo?
O mercado também oferece a possibilidade de adquirir um arnês refletivo para o seu gato. É uma peça de roupa muito útil para passear à noite. Desta forma, o animal, seja qual for o seu tamanho ou cor, continuará a ser bem visível para você e para outras pessoas na rua.
Com um arnês reflexivo, outro pedestre cruzando a estrada não colidirá com seu felino porque ele não o viu. E se por acaso a guia se soltar e o seu gato correr, você pode localizá-lo facilmente, graças ao seu arnês. Este tipo de produto pode ser encontrado em uma ampla gama de cores.
Qual é a diferença entre um peitoral e um arnês para gatos?
Originalmente, a palavra petral se refere a uma correia ou cinto que envolve o corpo de um cavalo para colocar a sela nele. Agora, com o aumento do uso do arreio em cães e gatos, a cinta que envolve o corpo desses animais menores, e que permite às pessoas direcionar seus movimentos, passou a ser chamada de peitoral.
O peitoral é mais simples do que o arnês em seu design, dando ao gato mais liberdade. Um arnês cobre mais o corpo do animal, o que se traduz em maior controle sobre ele ao caminhar e decidir por onde andar. No inverno, o arnês protege nosso gato mais do que uma armadura.
Critérios de compra
Ao adquirir um arnês para o seu gato, é muito importante que o faça de forma informada e que avalie alguns aspectos tanto do seu animal como do produto. Resumimos aqui as questões mais importantes a ter em consideração para que possa tomar a decisão adequada para que o seu gato se sinta confortável. Esses aspectos são:
- Maneiras que um arnês de gato pode tomar
- Fechamentos
- Materiais
- Tamanho
- alças
Tipos de arnês para gatos
A forma do arreio significa que cobre uma parte maior ou menor do corpo do gato, que pode ser mais fácil ou mais difícil de remover e que pode ser feito mais ou menos confortável para cada animal. Na tabela a seguir, vemos os principais tipos de arreios existentes no mercado, de acordo com sua forma, e suas vantagens e desvantagens:
Forma | Descrição | Vantagem | Inconvenientes |
---|---|---|---|
Faixa ou estilo petral | Na parte inferior, a tira forma dois círculos. Um para colocar na altura do peito e outro na barriga do animal. Ele tem um engate conectando os dois. | Geralmente são os mais baratos. Luz Fresco no verão. | O gato pode achar mais fácil sair deste arnês do que outros modelos. Você tem menos poder sobre seus movimentos. |
Estilo chaleco | É como uma jaqueta que cobre o corpo do animal, embora, obviamente, sem mangas. | É muito difícil livrar-se deste arnês e fugir. No inverno, abriga o animal se estiver frio. Há uma grande variedade de designs e estilos para você escolher. | No verão, se você não tiver um material respirável, pode ficar muito quente. O gato pode se sentir mais estranho cobrindo todo o corpo. |
Peitoral largo | É como uma mistura dos dois anteriores. Cobre mais o corpo do que o cinto e apresenta desenhos mais elaborados, mas sem cobrir todo o dorso e o peito do animal como o colete. | Não é fácil sair desta ampla couraça. Ela se protege parcialmente do frio no inverno e dá menos calor no verão. Pode ser menos intrusivo para o seu gato do que um colete e mais confortável do que um peitoral fino. O suficiente para ter controle sobre os movimentos do gato, como a direção que ele vai tomar. | Não dá a segurança que o colete dá para que o animal não saia. No verão, pode dar calor ao seu gato. |
Fechamentos
Ao escolher um fecho para o arnês do nosso gato, duas coisas importantes devem ser levadas em consideração: quanto tempo vai demorar para fechá-lo corretamente (lembre-se que, quanto mais tempo, mais podemos desesperar o animal) e a facilidade ou dificuldade que terá abrir. Assim, temos os seguintes fechos disponíveis:
- Fivela : não é fácil de abrir, a menos que o arnês esteja solto. Ele oferece vários tamanhos e mais que podem ser adicionados criando orifícios. Ao contrário, leva tempo para colocar, pois é preciso encontrar o ponto exato onde colocar a agulha.
- Velcro: Fecha rápido, enquanto você coloca o arnês no gato com uma parte de velcro já inserida na abertura. Caso contrário, pode demorar um pouco para fazer isso. Geralmente é um complemento de outra tampa, pois pode ser fácil de abrir quando o material começa a se desgastar.
- Fecho plástico click: É o mais rápido de fechar, mas sempre com cuidado, pois pode prender a pele do animal, caso se mova, causando danos. É mais difícil de abrir, embora se você pressionar e estiver muito apertado, pode ceder e abrir.
Materiais
O material é muito importante porque os arreios ainda são uma vestimenta que o animal usa. Assim como damos importância ao tecido de nossas jaquetas, dependendo da época do ano, devemos fazer o mesmo com o arnês. Também deve ser forte para não se partir, mas suave ao toque para não esfregar ou incomodar o gato.
Existem capas de chuva para que a chuva não molhe o colete, são feitas de malha para que, apesar do verão, o nosso gato não sue e fique desconfortável. Pelo contrário, você pode comprar arreios de colete com algum material recomendado para enfrentar o frio do inverno. Os arneses de estilo peitoral são geralmente feitos de náilon forte.
Tamanho
É muito importante, antes de comprar um arreio, levar em consideração o seu tamanho e o do seu gato. Existem alguns ajustáveis, mas a base nunca deve ser muito grande ou muito pequena. O primeiro pode facilmente fazer o animal escapar. Segundos podem deixar o gato muito desconfortável.
Quase todos os arreios disponíveis geralmente vêm em vários tamanhos, e os vendedores geralmente indicam as medidas do pescoço, tórax e cintura do animal. Caso contrário, é melhor consultar estas informações antes de efetuar a compra.
Alças
Obviamente, para que o arreio cumpra a sua função, tem que ser preso a uma correia que permita segurar e controlar a direção em que o animal anda. O mais comum é ter tiras de náilon fortes que não podem ser alongadas ou encurtadas. As tiras geralmente não têm mais de 120 centímetros.
Ao contrário do que acontece com os cães que geralmente usam coleiras extensíveis, para os gatos existem as chamadas ‘Bungee’, que também podem esticar e encolher, mas apenas ligeiramente. Assim, você dá ao seu gato a oportunidade de antecipar um pouco seus passos para cheirar ou explorar algo que chame sua atenção no caminho.
Resumo
Os gatos da cidade passam a vida inteira em casa e isso pode sair pela culatra. Os gatos podem ficar entediados, desenvolver maus hábitos, raiva, ficar desmotivados ou sofrer de obesidade que leva a outras doenças. Andar com eles soltos é impossível porque eles podem se perder facilmente depois de ficarem assustados por algum motivo.
Portanto, o arnês é um grande aliado quando se trata de tirar um gato de casa para passear e praticar esportes, desfrutar de novas sensações ou ir ao veterinário sem correr o risco de se perder. Existem muitos tipos e você tem que saber como fazer o seu amigo felino se acostumar com esse novo objeto em sua vida.
Se gostou deste artigo, não hesite em votar, deixe um comentário ou partilhe nas suas redes sociais
Artigos populares sobre cães
Nenhum post encontrado!