agapornis-agapone

Agapone – Agapornis

O que o pássaro Agapone – Agapornis tem que faz muitos se apaixonarem? Sua beleza? A simplicidade de seu cuidado? Ou talvez seja apenas o quão sociáveis são?

O que é um agapone – agapornis?

O agapornis  roseicollis  pertence à família Psittaculidae , originária da África, da qual são parentes distantes. Vulgarmente, alguns os chamam de pássaros “inseparáveis”. De fato, seu próprio nome vem da nova palavra grega ágape, que significa amor ou afeto, e ornis, que significa pássaro.

 

Como o macho e a fêmea são inseparáveis, passando muito tempo juntos, alisando as penas um do outro ou se aconchegando, é um nome que combina muito com ela.

 

Sua forma é bastante peculiar. São papagaios pequenos, com um total de 9 espécies, cujo tamanho varia entre 13 e 16 cm , dependendo da espécie. As suas plumagens são muito coloridas e destacam-se pela cauda curta .

 

Como costuma ser o comportamento de um agapornis?

Agapornis costumam ser animais bastante confiáveis ​​com os humanos , embora muito mais com sua própria espécie e outras aves. Como regra geral, não costuma ser um animal violento ou que costuma atacar, a menos que se sinta muito ameaçado. 

 

Há uma série de pistas que ajudam a saber qual é o estado de espírito da ave.

 

  • Alegre: Caso o agapornis esteja feliz, ele estará ativo, bisbilhotando tudo ao seu redor e penteando sua plumagem, além de emitir sons. Ele não vai parar parado por um único momento, o que mostrará seu bom humor.
  • Silêncio: Neste caso, o pássaro vai esticar as pernas e posar com as penas afofadas. Também é comum que eles mostrem um estado calmo quando a cabeça está para trás enquanto estão no poleiro.
  • Triste: O normal é que o agapone esteja em movimento. No entanto, se o pássaro não se mexer ou não parecer tão sociável como outras vezes, será porque está triste, talvez porque queira sair de sua gaiola ou se sinta solitário nela.
  • Sociável: O agapornis é um animal muito sociável. Com outros pássaros você pode verificar quando eles se alimentam, eles colocam os dois juntos no palito ou eles não param de fazer sons um para o outro.
  • Agressivo: Não é muito comum ver um periquito agressivo, mas se for, ele começará a bater as asas, emitindo ruídos constantes e ameaçadores, atacará com bicadas ou arranhará com as pernas. Um exemplo de que podem ser assim é porque acreditam que seus filhotes estão em perigo.

Quanto tempo vive um agapone – agapornis?

Essa é uma boa pergunta. A verdade é que a expectativa de vida dessas aves não varia de acordo com a espécie, mas mais ou menos todas tendem a viver da mesma forma. Além disso, é uma das espécies de aves de vida mais longa.

 

quanto-tempo-vive-um-agapone-agapornis

 

A expectativa de vida média é de cerca de 12 anos, mas com bons cuidados, essas aves podem viver até 15 anos sem problemas, desde que sejam bem alimentadas e o proprietário lhes tenha dado os devidos cuidados. Não é difícil, pois o animal requer apenas cerca de 20 minutos de atenção por dia .

Como saber se um agapornis é macho ou fêmea?

Todo mundo diz que é melhor olhar para os órgãos genitais do pássaro quando você quer saber se um periquito é macho e fêmea, já que os ossos pélvicos do macho estão mais próximos enquanto os da fêmea são separados e arredondados, o que permite que ele ponha ovos . Mas existem outras orientações que ajudam a saber o sexo da ave.

 

Por exemplo, ao contrário de outras espécies, as fêmeas costumam ser maiores que os machos, devido à difícil tarefa de botar ovos . A cabeça das fêmeas é geralmente arredondada e com o bico maior, enquanto os machos têm a cabeça mais uniforme e o bico pequeno. As fêmeas são frequentemente mais agressivas e territoriais com outras aves do que com os machos .

Como você pode obter a confiança de um agapornis?

Muitos verão vídeos na Internet onde os donos carregam calmamente seus pombinhos nos ombros ou nas mãos. Isso não é algo que pode ser alcançado da noite para o dia. Requer muito tempo de trabalho e paciência para que o pássaro ganhe a confiança de seu dono.

 

No início é melhor manter um pouco de distância . O pássaro preso em uma gaiola, sem nenhuma liberdade, vai se sentir um pouco triste. Além disso, você se encontrará em um ambiente que não conhece, o que o deixará um pouco nervoso. Portanto, durante os primeiros dias você deve evitar tocá-lo ou tentar pegá-lo a todo custo.

Depois de alguns dias é quando você tem que começar a tentar ganhar a confiança do pássaro. Para isso, é melhor que a gaiola esteja localizada em uma sala onde haja muita vida social, como uma sala de estar ou uma sala de jantar. 

 

Pouco a pouco você tem que se aproximar da gaiola e pronunciar seu nome, para que ele se acostume com a palavra . Mas se você perceber que o animal evita o contato, é melhor deixá-lo em paz. 

 

Pouco a pouco o animal se aproximará do dono para reconhecê-lo. Mas ele ainda não estará pronto para ser tocado.

 

aves agapornis e1500024091551

 

Chegará um momento em que o animal não terá medo de ver seu dono se aproximando da gaiola. 

 

Nesse caso, você deve tentar começar a dar-lhe comida diretamente da sua mão , mantendo a cama o tempo todo. No início, o animal pode hesitar em se aproximar, mas gradualmente o fará. Você pode não conseguir na primeira vez, mas vai acabar conseguindo.

 

Quando você conseguir que ele coma seus “lanches” da sua mão, é hora de começar a tentar fazer com que o periquito suba no seu dedo. Para fazer isso , você deve tocar levemente seu abdômen, dando-lhe um leve empurrão para incentivá-lo a subir . 

 

É possível que ele diminua imediatamente, então nesse momento você deve deixá-lo e tentar novamente no dia seguinte. Logo ele se acostumará a subir no seu dedo, e então será hora de tirá-lo da gaiola com muito cuidado. É importante que a sala esteja fechada, pois não é incomum que a ave tente sair e explorar seus arredores.

É aconselhável deixar o agapornis fora de sua gaiola?

Tal como acontece com os periquitos, não há problema em deixar o periquito sair da gaiola para se divertir voando pela casa. Mas isso só deve ser feito quando o pássaro ganhou alguma confiança com seu dono e com o resto das pessoas da casa.

shutterstock 557557678 e1500024076167

 

Você pode deixá-lo voar pela casa, mas desde que todas as janelas estejam fechadas , embora a princípio seja melhor fechar a porta da sala onde a gaiola está localizada para evitar problemas. 

 

Quando o pássaro se cansar de explorar, ele retornará à sua própria gaiola. E se ele não gostar, é só colocar um pouco dos petiscos favoritos dele para ele fazer.

 

Não há necessidade de se preocupar em bater nos móveis, pois isso é comum quando você não conhece o cômodo em que está.

A gaiola, como tem que ser?

A gaiola, a casa do seu periquito, não pode ser de forma alguma. É preciso comprar uma gaiola que seja de boa qualidade, afinal, será onde a ave viverá durante toda a sua vida.

 

Vamos começar com o tamanho. Costuma-se dizer que “quanto maior, melhor”, mas não há razão para “ir grande”. Para um casal, por exemplo , a gaiola teria que ter 1 metro de comprimento, 0,5 metro de largura e 0,5 metro de altura .

 

 Então, para o caso em que vai ser apenas um, tem que ser uma gaiola de 0,5 metros de comprimento e 0,47 metros de altura e largura. Mas o melhor é que é um projetado para dois pássaros, porque assim o periquito tem espaço suficiente para voar. Além disso, as gaiolas sempre têm brinquedos e outros entretenimentos dentro, então acabam ficando pequenas.

 

A forma da gaiola é tão importante quanto o tamanho. Não deve ser redondo , pois isso lhes causa insegurança, pois não têm um ponto de referência com o qual se sintam calmos, pois todos os pontos da gaiola são iguais .

 

Tão pouco precisa ser uma gaiola em forma de casa, já que sendo feito principalmente de plástico, isso impossibilita que eles subam pelas paredes. 

 

Assim, a melhor opção é uma gaiola retangular com barras horizontais para que possam agarrar com os pés ou com o bico A distância entre as barras não deve ser superior a 1,5 cm , evitando assim que enfiem a cabeça entre elas e morram de asfixia.

Pelo menos a gaiola deve ter duas portas , uma para que possam receber água e comida, enquanto a outra será para que tenham um ninho do lado de fora se se dedicarem à criação ou para que o pássaro possa sair e se esticar suas asas quando quiser. 

 

Os comedouros são melhor preenchidos pelo lado de fora, pois o preenchimento do lado de dentro pode dar a eles uma rota de fuga da gaiola. Com água seria a mesma coisa, comprando um tubo de plástico com o qual o animal pode beber, principalmente no verão.

 

Há muitos debates sobre a grade inferior em gaiolas de periquitos. É verdade que, se não existir, é mais fácil de limpar, mas também faz com que esses animais comam a comida que caiu no chão, que pode estar contaminada por suas fezes, o que não é recomendado.

 

No fundo da gaiola você deve colocar algo que permita uma fácil limpeza, como papel de cozinha ou jornal , juntamente com terra especial para pássaros ou milho triturado. Nunca use areia para gatos, pois seu poder de absorção pode ressecar o papo da ave, nem papel perfumado.

 

O que deve ser colocado na gaiola do agapone?

Como regra geral, quando você compra uma gaiola para periquitos, ela já vem com alguns poleiros de plástico incluídos. Não é que eles sejam ruins para eles, mas também não os beneficiam, já que não podem lixar as unhas com plástico. 

 

Os que não são recomendados, embora insistam nas lojas, são os cabides de limauña, pois são ásperos e podem danificar as pernas.

É melhor recorrer a cabides de galhos naturais . Hoje você pode encontrar uma grande variedade desses cabides nas lojas, ou fazê-los em casa.

 

 Eles não são prejudiciais aos pássaros e podem facilmente lixar as unhas neles, além de poder pular de um galho para outro e, assim, fazer um pouco de exercício na gaiola.

 

shutterstock 280591052 e1500024046129

 

O maior erro que a maioria dos donos de primeira viagem comete é encher a gaiola com um grande número de brinquedos , o que na verdade deixa os animais com muito pouco espaço para se movimentar, já que a gaiola acaba ficando muito lotada. 

 

É por isso que você só precisa comprar alguns brinquedos, como uma corda ou um balanço. Ao contrário de outros pássaros, você pode colocar um espelho neles, mas não é benéfico para o pássaro, pois eles são atraídos por si mesmos, acreditando que realmente têm um parceiro na gaiola e não querem se separar dele.

Como limpar a gaiola e o agapornis?

Agapornis são pássaros muito limpos, e você pode ver como a cada poucos minutos eles estão cuidando de suas asas. Afinal, eles são bastante paqueradores. É por isso que eles gostam de viver em gaiolas que são muito limpas.

 

Uma vez por semana, a gaiola deve ser completamente desinfetada , incluindo as barras e brinquedos, usando um pano (exclusivamente para esta tarefa) com água morna com um pouco de água sanitária diluída . Depois é preciso enxaguá-lo para evitar resíduos e secá-lo com um pano ou toalha.

Quanto ao pássaro, é normal ele limpar as penas sozinho, mas você pode colocar um copo grande, ou uma tigela grande, com água para ele tomar banho e ele só vai se lavar. 

 

Ele geralmente não gosta de ser limpo por humanos, então é melhor deixá-lo fazer isso sozinho.

 

Onde a gaiola deve ser colocada?

 

É difícil encontrar o local perfeito para uma gaiola de periquito? Bem, pode ser uma grande dor de cabeça. 

 

Porque tem que estar localizado em um local onde não haja correntes de ar , ou seja, não deve ficar perto de portas ou janelas ou em varandas, como muitos fazem por engano.

O local indicado é que a gaiola esteja em um local onde duas partes dela sejam fixadas na parede , o que dará uma sensação de segurança à ave, que seja livre de fumaça e luzes que possam afetá-la diretamente.

 

O que os pombinhos comem?

 

A alimentação dos papilleros inseparáveis ​​é muito importante, pois eles tendem a engordar se não saem da gaiola para esticar as asas. É por isso que sua dieta deve ser composta por uma alimentação equilibrada.

 

Normalmente, os pombinhos comem uma mistura composta por diferentes tipos de sementes de tamanho médio, nas quais não há tubos ou gorduras que possam engordar o animal.

 

Estes são encontrados no mercado, sendo a composição ideal: 40% alpiste, 12% milheto amarelo juntamente com 12% milheto branco, 8% cártamo, 4% trigo sarraceno, 6% semente de cânhamo, 2% aveia descascada, 6% milheto vermelho , 6% linhaça e 4% preto.

 

No entanto, o periquito pode levar outros tipos de alimentos, para garantir o bom estado da sua saúde, isso é essencial. Assim, algo extra que pode ser dado a eles é uma ração projetada especialmente para eles, que lhes fornecerá muitos nutrientes que os ajudarão a ser saudáveis.

 

Eles podem não querer comê-lo no início, mas com o tempo eles o aceitarão como apenas mais uma refeição.

 

Recomenda-se que alguns dias por semana na dieta você tenha algumas frutas e vegetais para que seu corpo possa receber vegetais. Entre os mais recomendados estão morangos, laranjas, maçãs, pêras, toranjas, tangerinas, mamão, alho-poró, alface, milho ou feijão verde. Tudo bem picadinho para ficar muito mais fácil de comer.

 

No entanto, eles têm uma série de alimentos proibidos porque podem ser mortais para eles, como abacate, batata, abóbora, carne, café, salsa, bebidas alcoólicas e gaseificadas, chocolate, doces ou alimentos salgados . Também não se pode dar leite para beber em vez de água, pois pode causar sérios problemas digestivos.

Para garantir que a ave esteja saudável, especialmente durante a época de reprodução, é melhor dar-lhe algumas vitaminas. 

 

Estes podem ser fornecidos através da água, em pequenas doses para que o animal não os detecte e não os “nojo”. Existem muitas marcas projetadas especialmente para essas aves, então você deve ir até elas.

 

Você tem que pensar que quando eles são pequenos, os jovens não podem comer o mesmo que os pais. Nesses casos, você deve procurar pastas de reprodução , especialmente projetadas para os pequenos na gaiola.

 

 Muitos estudos mostraram que os jovens que são alimentados com este tipo de massa crescem muito melhor. Muitas variedades podem ser encontradas nos mercados, que foram fabricadas em colaboração entre as grandes marcas e criadores profissionais.

 

Que doença um agapornis pode ter?

Agapornis não estão livres de doenças. Alguns podem ser mortais, mas outros, se detectados precocemente, podem ser curados em poucos dias

  • Acaridíase respiratória: A ave respira cansada, coça a garganta e tem as penas eriçadas. Como regra geral, é devido aos ácaros que se aninham nas membranas mucosas da garganta. Pode ser facilmente curado com alguns antibióticos.
  • Frio: O resfriado comum dificultará a respiração dele, ele emitirá muco pelas narinas e terá as penas eriçadas. Se você pegou um resfriado, é porque está em uma área com fortes correntes de ar.
  • Asma: Você vai respirar pesadamente e se sentir para baixo. Isso ocorre porque você está em uma área da casa com muita umidade, ou há bactérias ou fungos em sua comida. É melhor misturar antibióticos com alimentos para que ele se recupere.
  • Disenteria: Eles começarão a evacuar fezes moles, seus movimentos serão ásperos, mas com relutância e poderão bicar alimentos agressivamente nos casos mais graves. Pode ser causada pelo consumo de alimentos em mau estado ou pelo excesso de frutas ou vegetais muito maduros.
  • Coccidiose: O sintoma mais comum é que suas fezes têm sangue devido a alguns parasitas que o infectaram. Nesses casos, a gaiola e os alimentos devem ser desinfetados antes de serem consumidos.
  • Colibacilose: Eles não têm fome e costumam passar o dia dormindo e qualquer coisa os faz sentir mal. Pode ser uma doença mortal, então comece os antibióticos o mais rápido possível.
  • Enterite: Você não terá apetite devido à inflamação intestinal, mas terá muita sede. Você terá alguns parasitas em seu corpo por ter comido comida estragada ou por estresse emocional. Dê antibióticos com a água para ajudar a expulsá-los.
  • Muda anormal: De repente, começará a ter partes do corpo depenadas, com plumagem deformada e eriçada. Nestes casos você tem que dar alimentos com muitas vitaminas. Geralmente é comum porque se sentem sozinhos ou perderam seu parceiro sentimental.
  • Parasitas externos: Ácaros, piolhos ou outros tipos de parasitas serão vistos pela plumagem. Nesses casos, é preciso limpar bem a gaiola e dar ao pássaro um local para se limpar.
  • Pneumonia: Você estará respirando com dificuldade devido ao muco nas narinas. Assim como o frio, é causado por ter a gaiola localizada em uma área com fortes correntes de ar. Você tem que dar antibióticos e vitaminas para ajudá-lo a se recuperar.
  • Psitacose: É uma doença rara hoje em dia, de origem viral, mas ocorre às vezes. Não há cura e também é mortal para os seres humanos. A ave ficará nervosa, com muito sono, não comentará, não beberá e terá fortes ataques de diarreia.
  • Picadas: Se houver muitos mosquitos na casa, não será estranho que o pássaro tenha algumas picadas. Nesses casos, alguns protetores devem ser colocados na gaiola para evitar a passagem dos mosquitos. Se o pássaro foi picado, aplique uma pomada especial na área afetada.
  • Salmonelose: Embora pareça magro, sua barriga ficará muito inchada, sua respiração será difícil, terá muita sede, mas pouca vontade de comer. Antibióticos e vitaminas do complexo B devem ser administrados com alimentos.

Que passos devem ser seguidos para treinar um agapone?

 

Alguns chamam, com razão, o periquito de “cachorrinho com penas”. Não é para menos, pois esses animais são bastante espertos e podem ser treinados, com bastante constância no treinamento, para que possam aprender algum outro truque para ensinar aos convidados.

 

Não, ele não falará tão bem quanto outros papagaios, mas é possível que, quando você o chamar, ele venha até você, tire o lápis com o qual você está escrevendo ou beba água de um dos copos sobre a mesa. Ele ainda sobe na cabeça para bicá-lo amorosamente (algumas pessoas os alimentam diretamente dele).

 

  • O treino desta ave deve começar desde cedo, quando têm cerca de dois ou três meses, mais ou menos. É o estágio em que você está mais pronto para aprender algo novo. No entanto, há algumas coisas a ter em mente:
  • Embora possa estar muito interessado em aprender novos truques, é possível que o pássaro acabe se cansando de fazer a mesma coisa repetidamente; portanto, se você perceber que perdeu o interesse pelo exercício, é melhor sair isso sozinho.
  • Todos os dias você deve dedicar algumas sessões ao treinamento, com muita paciência, pois no início será difícil prestar atenção.

Você tem que recompensá-lo sempre que ele fizer algo certo com um lanche ou sua comida favorita. Mas para torná-lo mais “especial” para você, tem que ser algo que você coma apenas de vez em quando. 

 

Uma guloseima que você dá a ele algumas vezes por semana no máximo, o que fará com que ele trabalhe duas vezes mais para comê-lo.

 

Quando o treinamento começar, a sala em que você treinar deve estar trancada, para evitar que ele escape pela janela ou porta.

 

Não o force a fazer o que ele não quer. Mesmo que ele já tenha um vínculo com seu dono, ele pode estar um pouco relutante em tentar algo novo, não importa o quanto isso chame sua atenção.

 

É possível que ele te beije durante os primeiros dias de treinamento. Neste caso, você tem que dizer “não” e colocá-lo de volta na gaiola, para que ele aprenda que isso não é algo que ele pode fazer quando quiser.

 

Normalmente, o truque que é ensinado a esta ave é subir no dedo ou ir comer na mão.

 

 A princípio isso deve ser feito dentro da gaiola, mas quando o pássaro já tem uma certa confiança e se permite ser retirado no dedo do dono, você pode começar a tentar que o dono venha quando ouvir o nome.

 

 No início você terá que estar perto da gaiola, e depois, pouco a pouco, aumentar a distância, para que ele se acostume a ir assim que ouvir seu nome. Se ele conseguir, você deve recompensá-lo com o deleite que ele mais gosta.

 

Entre outras coisas, eles podem ser ensinados a ir à mesa para comer com o resto da família ou com os convidados, até mesmo a fazer algum truque para chamar a atenção de quem está na casa. 

 

Claro, sob nenhuma circunstância você deve tomá-lo à força, pois isso faz com que você perca a confiança. Se ele começar a voar sobre a sala, você deve deixá-lo voltar para sua gaiola.

 

O que você deve saber sobre a criação de agapornis?

 

Embora seja normal que estes pássaros façam seus próprios ninhos, você pode colocar um ninho artificial para eles morarem, sejam eles feitos de madeira ou ninhos de mochileiros. 

 

Além disso, esses ninhos devem ser grandes , pois têm entre quatro e seis ovos em cada desova.

 

Não se assuste se notar que a fêmea fica mais agressiva, pois quando estão no cio é normal.

 

 Ela vai querer estar no ninho e será o macho que a alimentará regurgitando a comida no bico. 

 

Uma maneira de mostrar o amor que é processado. Eles não devem ser forçados a procriar, mas sim a natureza deve seguir seu curso.

Como a fêmea está tão fraca durante o período de reprodução, você deve alimentá-la com uma refeição que tenha cálcio , um pedaço de fruta ou dar-lhe algumas vitaminas com esse mineral na água, para que ela fique mais forte.

 

Após o acasalamento , a fêmea entra no ninho e não sai mais . Ela vai botar um ovo um dia e outro não, podendo chegar a até 6 ovos. 

 

Uma vez que estes são colocados, você tem que esperar cerca de 24 dias de incubação para os pintinhos nascerem e mais um mês e meio para que eles sejam independentes o suficiente para ter seu próprio módulo na gaiola.

 

O que mais você precisa saber para cuidar bem do seu agapone?

Levando em conta como cuidar do seu periquito, você quer um conselho final?

 

  • É importante não exagerar dando-lhes guloseimas, pois engordam facilmente. Você tem que acostumá-los ao fato de que um beijo, uma carícia ou um elogio também podem ser uma recompensa.
  • Ao tentar treiná-lo, é importante que as sessões de treinamento não ultrapassem 20 minutos, para que ele não se esgote. Desde que pratique 20 minutos por dia, ficará feliz com o dono.
  • É possível que, se você tentar alimentá-lo com sua mão, ele o bique no início. Neste caso, você não precisa afastar sua mão, pois ele entenderá que seu bico é sua arma e poderá usá-lo para atacar.
  • Ao estabelecer um vínculo com o pássaro, como tocá-lo, é preciso ter calma, pois eles detectam nervosismo e isso também os deixa nervosos.
  • Você nunca deve gritar com um periquito ou machucá-lo, pois isso gera medo e desconfiança.
  • Ele deve passar pelo menos 22 horas dentro de sua gaiola, para que não se acostume tanto com o exterior. Não há problema em deixá-lo fora disso, mas apenas para comer na sua mão ou mostrá-lo aos amigos quando ele estiver treinado.
Rolar para cima