agapornis-nigrigenis

O agapornis nigrigenis é uma das variantes mais raras desta espécie. É conhecido como o periquito de bochechas pretas, embora em alguns países de língua espanhola também tenha sido batizado como o inseparável atrevido.

Qual é a origem de agapornis nigrigenis?

No início do século XX, em 1904, foi descoberto na Zâmbia pelo Dr. Kirkman, que o chamou de agapornis nigrigenis por causa das bochechas pretas que tanto caracterizam esta ave. Muitas vezes são confundidos com o personatus e não é um pássaro muito fácil de encontrar.

agapornis-nigrigenis-buchechas-pretas

Apesar de fáceis de criar, não são tão fáceis de encontrar nas lojas . Além disso, em cativeiro diz-se que está em perigo de extinção devido aos poucos criadores que se dedicam à sua expansão, razão pela qual atualmente só podem ser encontrados na selva africana.

Características bastante peculiares Agapornis Nigrigenis

Embora muitos digam que pode ser confundido com o agapornis personata, a verdade é que é bastante fácil diferenciá-lo do resto das aves desta espécie. Por exemplo, seu tamanho é um dos menores da espécie , chegando a cerca de 13,5 cm , embora alguns exemplares tenham chegado a 14 centímetros.

A tonalidade da testa e da cabeça é um tom marrom enferrujado, enquanto nas bochechas apresenta um tom mais enegrecido , razão de seu nome. Seu pescoço é um tom alaranjado, enquanto as asas têm uma cor verde escura intensa que termina em preto.

 

Seu corpo, como regra geral, tem um tom verde, mais brilhante nas asas do que no abdômen. Seu anel ocular é branco, enquanto seu bico tem um tom levemente avermelhado e as pernas são cinzas

Saber a idade de um periquito nigrigenis é fácil graças à cor do bico, que é laranja quando jovem. No entanto, diferenciá-lo da fêmea não é tão fácil, pois não apresenta dimorfismo sexual. Para saber o sexo, é preciso olhar para os ossos pélvicos, que na mulher estarão mais afastados.

Existem algumas variantes que sofreram mutação desta raça, que apresentam tons amarelos em todo o corpo azul, mas o original é verde.

 

Apesar de ser uma variedade muito difícil de encontrar, não é totalmente impossível e existem algumas lojas especializadas que a vendem. Além disso , seu personagem é bastante amigável , infelizmente não é um companheiro tão bom quanto o reoseicollis ou o fischeri, mas tem a seu favor que não é tão assustador quanto a personata. Estando na gaiola, não importa que existam outros pássaros e não precisa que o periquito seja da mesma raça. 

 

Portanto, não há necessidade de mantê-lo em um grande aviário com outras aves.

 

É uma ave que se alimenta especialmente de sementes como milho, sorgo e milheto , por isso é bom alimentá-la com uma combinação dessas sementes. Ele também gosta de comer alimentos vegetais, como salada, desde que seja picado. Para completar sua dieta, é bom dar-lhe larvas de insetos, colocadas no chão para que ele mesmo possa caçá-las.

 Qual a melhor gaiola para agapornis negrigenis ?

 

Sua gaiola deve ter pelo menos 60x40x80 centímetros de tamanho , pois é um pássaro que gosta muito de voar e precisa de espaço suficiente para se mover, caso não seja solto da gaiola. A separação das barras não deve ultrapassar um centímetro para que não possam colocar a cabeça entre as barras .

Não é uma ave que exija muitos cuidados especiais, mas são bastante limpas, por isso é preciso limpar a gaiola com muita frequência. Tenha cuidado para não colocar poleiros perto dos comedouros ou bebedouros, pois eles podem enchê-los com suas fezes.