Como treinar seu cão para ficar?

Guia para Como treinar seu cachorro para ficar

Treinar seu cão para ficar em uma posição ou lugar até que você retorne a eles é uma habilidade muito útil. Descubra como.

Treinar seu cão para ficar em uma posição ou local específico até que você retorne a eles é uma habilidade muito útil. Pode ser útil quando você precisa que seu cachorro fique em um determinado lugar, por exemplo, para mantê-lo fora do caminho quando você estiver cuidando do jardim ou cozinhando.

‘Ficar’ pode ser uma coisa desafiadora para os cães aprenderem, porque estamos pedindo a eles que permaneçam distantes de nós por um longo período, independentemente de quaisquer distrações que possam estar acontecendo.

Isso é complicado de fazer, especialmente quando passamos tanto tempo com nossos cães e os ensinamos a vir até nós e prestar atenção quando pedimos.

Mas todo cão pode aprender a ficar em um lugar, especialmente se o treinamento for sempre divertido e recompensador, usando reforço positivo e progredindo muito gradualmente para que nossos amigos de quatro patas tenham confiança a cada passo. 

Como treinar seu cachorro para ficar?

1

Prepare seu cachorro

Prepare seu cão para o sucesso iniciando seu treinamento em um local tranquilo e familiar, como sua casa ou jardim. Quanto menos distrações, melhor. 

2

Fique ao lado deles 

Peça ao seu cachorro para se sentar ou deitar se achar isso mais confortável. Recompense-os com uma guloseima imediatamente. Incentive-os a se levantarem e repita.

Este estágio os recompensa por estarem na posição que você deseja que estejam quando você começar a se afastar deles. 

3

Espere um segundo

Peça ao seu cão que se sente novamente e espere um segundo antes de recompensá-lo com uma guloseima. Em seguida, incentive-os a se movimentar e fazer uma breve pausa antes de repetir.

Gradualmente, aumente o tempo entre pedir que eles se sentem e recompensá-los, até que seu cão consiga ficar parado por cinco segundos. Nesta fase, você ainda estará ao lado deles!
 

4

Adicione a palavra de sinalização “stay”

Agora você pode adicionar a palavra “stay”. Peça ao seu cão para se sentar, diga “fique” e espere cinco segundos antes de recompensá-lo com uma guloseima.

Em seguida, incentive-os a se afastar e fazer uma pequena pausa. Diga “fique” apenas uma vez, não se repita, pois deseja que seu cão seja capaz de ouvir depois de apenas uma pergunta.

5

Construa o tempo que seu cão fica parado

Gradualmente, continue aumentando o tempo em que seu cão fica parado. Assim que seu cão conseguir ficar parado por 10 segundos, comece a tornar o tempo que você pede para ele ficar parado antes de recompensá-lo completamente imprevisível.

Por exemplo, peça três segundos antes de recompensá-los, depois deixe-os se mover, depois quatro segundos antes de recompensá-los, depois dois, depois cinco, depois oito e assim por diante.

Isso significa que seu cão não será capaz de prever quanto tempo você precisa que ele fique parado, então ele não deve começar a se preparar para se mover até que você tenha deixado claro voltando para ele e recompensando-o.
 

Lembrar:

Se o seu cão se levantar antes de você recompensá-lo, isso pode significar que o tempo que você está pedindo para ele ficar parado é muito longo neste ponto, ou você treinou por muito tempo e ele está cansado ou ficando entediado.

Volte para algumas estadias mais curtas e, em seguida, termine a sessão ou faça algo simples que seu cão conheça bem e possa acertar. Se mantenha positivo! Mostrar ao seu cão que você está infeliz pode confundi-lo e deixá-lo preocupado.

6

Comece a se afastar do seu cachorro

Peça ao seu cão para sentar e “ficar”. Apenas incline-se ligeiramente para o lado, longe deles, para acostumá-los a você mover seu corpo para longe deles. Volte à sua posição inicial e recompense-os. Incentive-os a se levantar e se movimentar por um breve intervalo e, em seguida, repita.

Em seguida, peça ao seu cão para sentar e “ficar” e, desta vez, dê um passo para o lado, depois volte para o seu cão e recompense-o se ele permanecer sentado.

7

Voltar sempre

Sempre retorne ao seu cão antes de recompensá-lo. Seu cão deve sentir que a posição em que está é realmente gratificante, pois sempre resulta em você retornar e dar-lhe uma guloseima.

Certifique-se de recompensá-los quando estiverem na posição que você deseja que eles estejam, e não quando eles começarem a se levantar do suporte, caso contrário, isso os ensinará que se levantar dá a eles o prazer, não ficar na posição. 
 

8

Adicionar direções diferentes 

Aumente gradualmente o quão longe e em que direção você se move. Assim como na construção da duração, queremos ser imprevisíveis. Por exemplo, você pode praticar dar um passo para o lado, depois dois, depois um passo para trás ou na diagonal e quatro passos à frente.

Essa variedade ensina ao seu cão que, independentemente da direção em que você se afaste dele, ele receberá apenas a recompensa por permanecer exatamente na posição em que estava quando você disse “ficar”.

9

Adicionar distrações

Agora você deve entender os princípios e o processo de ensinar seu cão a ficar, e eles devem ser bons em fazer isso dentro de sua casa, então é hora de levá-lo para a estrada!

Quando você começa a treinar, seu cão pode pensar que ‘ficar’ significa apenas ‘ficar’ dentro de casa ou no jardim, ou onde quer que você esteja praticando. Você pode precisar voltar ao básico quando começar a treiná-los em novos lugares.

Mas não se preocupe, seu cão ficará cada vez mais rápido e logo começará a entender o conceito onde quer que você esteja.

10

Escolha seus locais com sabedoria

Crie distrações gradualmente, escolhendo cuidadosamente os locais em que você pratica e o quão ocupados eles estão, especialmente porque fica muito mais difícil para o seu cão ficar parado com mais atividade acontecendo ao seu redor.

Comece no jardim, depois em um parque vazio, depois em algum lugar onde as pessoas e outros cães estejam longe, depois mais perto e assim por diante. Você pode usar guloseimas ainda mais saborosas e especiais em locais que são particularmente desafiadores para eles!

Você também pode fazer distrações sozinho. Por exemplo, seu cachorro pode ficar enquanto você rola uma bola lentamente (depois, gradualmente, fica mais rápido), pula, conversa com outra pessoa ou desaparece de vista?

As possibilidades são limitadas apenas pela sua imaginação e realmente ajudam a consolidar o conceito de ‘ficar’ para o seu cão. 
 

Lembre-se, não há necessidade de pressa! Aumentar a dificuldade lentamente e preparar seu cão para o sucesso deve significar que o comportamento de seu cão é mais confiável.

Rolar para cima