periquito-australiano

 

 

A Austrália é abençoada com a grande sorte de ter uma fauna muito ampla. Entre as muitas espécies encontradas em seu extenso catálogo de pássaros, está o periquito australiano, para alguns conhecido como periquito comum.

Onde vivem os periquitos australianos?

Esta ave endêmica da Austrália, e conhecida pelo nome científico de Melopsittacus undulatus , embora receba o nome de “periquito comum”, a verdade é que também é conhecida como papagaio australiano e está listada como membro da família dos papagaios , sendo o único exemplar representativo de sua espécie.

periquito-australiano-origem

 

 

Foi introduzido com grande sucesso em outras regiões do mundo, sendo muito comum como ave de estimação, devido ao seu pequeno tamanho e ao seu canto. Em alguns lugares, ele até conseguiu ultrapassar cães e gatos em fama.

Como é sua aparência física?

É um pequeno pássaro que mede cerca de 18 cm da cabeça à ponta da cauda , pesando cerca de 35 gramas . A variedade selvagem caracteriza-se pelo facto de as partes inferiores serem de cor verde clara e lisa, com a cabeça amarela e uma faixa preta no dorso . A garganta e a testa são de cor amarela lisa, com algumas manchas roxas na bochecha e três manchas pretas, emoldurando cada lado da base da garganta.

A cauda é de cor cobalto com manchas amarelas no centro de cada uma de suas penas laterais. Além disso, as asas de vôo são preto-esverdeadas , enquanto os abrigos são pretos com bordas amarelas e têm manchas amarelas no centro, que só são vistas quando as asas estão abertas. O bico é curvo, para baixo, de tom acinzentado, tendendo mais para o verde, enquanto as patas são de tom cinza azulado.

As subespécies não são reconhecidas, então a grande variedade de espécimes que podem ser encontrados nas lojas tem sido o resultado de mutações que a espécie sofreu nas mãos do homem ao tentar reproduzir a espécie.

 

O sexo da ave pode ser determinado por um ligeiro dimorfismo sexual que a espécie apresenta, principalmente na cera (parte superior do bico ao redor das narinas). No caso dos machos, quando adultos, são totalmente azulados, enquanto as fêmeas apresentam outra cor, que varia de acordo com o estado de cio. Quando jovens, ambos os sexos apresentam um tom rosado, tendendo para o violeta.

 

Por outro lado, você pode dizer a idade da ave com base nas linhas de sua testa. Os jovens o têm coberto com linhas, enquanto os adultos o têm liso . Além disso, os espécimes mais jovens apresentam tons de penas menos intensos, que ganham cor à medida que mudam a pena.

O que precisa saber para tê-lo como animal de estimação?

Na verdade, não é um pássaro que dá muitos problemas e é ideal como primeiro animal de estimação para quem nunca cuidou de um pássaro . A vida média desta ave é de 4 a 6 anos em cativeiro, mas foram vistos alguns exemplares que viveram até 14 anos, mas é algo que depende totalmente da ave.

 

A dieta do periquito australiano é composta principalmente por sementes, entre as quais se destacam o milheto e o alpiste, complementados com outras sementes, como a semente de cânhamo ou milho. Além disso, é bom dar alguns vegetais como alface, espinafre e cenoura , que ajudam a fortalecer o pássaro. Também é bom dar a ele algumas frutas como maçã, mas sempre com cautela.

 

periquito-australianao-na-mao

 

 

Você pode comer outros tipos de alimentos, como pão ou biscoito . No entanto, abacate, chocolate e salsa devem ser evitados a todo custo, pois são tóxicos para esta ave. Na água, seria bom dar a ele algum complexo de vitaminas para fortalecer seu sistema imunológico.

 

Colocar bem sua gaiola é a parte mais importante para manter esta ave viva por muito tempo. O maior erro que os cuidadores novatos costumam cometer é colocá-lo na varanda ou na cozinha, na galeria. Grande erro. Se for colocado na varanda, ficará estressado pelo barulho do trânsito, e se estiver na galeria da cozinha, estará exposto aos fumos que são gerados durante o cozimento. É melhor se sua gaiola estiver na sala de estar ou em uma área da casa onde haja muita atividade familiar.

Pode ser treinado para colocá-lo no dedo ou na mão, mas tome cuidado ao tentar tirá-lo da gaiola, pois vai custar muito voltar a ele. Se ele escapar, não tente pegá-lo ou gritar com ele. Basta abrir a gaiola, colocar seu petisco favorito nela, e ele vai acabar voltando sozinho.

Artigos relacionados com periquito australiano

Nenhum post encontrado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima