Periquito Bourke
Indice do conteúdo
Toggle
Procurando um novo pássaro para cuidar em casa? Se você gosta de periquitos, talvez deva pensar em cuidar de um periquito Bourke, um pássaro muito curioso e muito bonito de se ver.
Qual a origem periquito bourke?
O periquito do Bourke, também conhecido como neophema bourkii, é uma ave que reside nas regiões centro e sul da Austrália , onde normalmente vive na savana, em áreas onde existem árvores de eucalipto, onde se refugia em determinadas horas do dia. .
Há alguns anos a espécie estava à beira da extinção devido à grande redução dos habitats naturais pelas operações agrícolas. Diante dessa situação, o governo australiano tomou uma série de medidas para perpetuar a espécie . Atualmente a situação da espécie está em valores normais.
Caracteristicas do periquito de Bourke rosa
É um espécime que todos gostariam de ter em casa. O normal é que o seu tamanho ronda os 21 – 23 cm , embora pareça que a altura de quem vive em liberdade seja um pouco menor. Além disso, as fêmeas são menores , o que é um sinal de dimorfismo sexual ao tentar reproduzir dois pares.
Acima do bico pode-se observar uma faixa frontal, com cerca de 4 mm de largura, acima do bico de cor azul claro, que não está presente nos mais jovens. A fêmea não só é menor que o macho, pois a abóbada craniana é mais achatada, e a faixa azul na região do bico é esbranquiçada, não tão azul. Por outro lado, as cores da mulher são geralmente mais opacas do que as do homem.
Devido à intervenção do homem, a fim de perpetuar a espécie e alcançar novos espécimes, apresenta quatro mutações:
- Mutação Isabel: devido a uma diluição das melaninas, a cor de seus olhos é um tom vermelho-ameixa, algo que é muito mais perceptível no sexo feminino.
- Mutação em pousio: A diluição é de 50% e seus olhos são vermelhos brilhantes.
- Mutação amarela: as melaninas são diluídas em 75% e o lipocromo rosa é afetado, parecendo ser de cor amarela.
- Mutação rosa: nestes casos, o tórax, abdômen, pescoço e costas são de um tom rosa intenso, enquanto as bochechas e a garganta têm uma cor cinza claro. No homem, apresenta uma linha branca na testa e olhos pretos.
Quais os cuidados a têr periquito bourke?
No caso de querer ter mais de um exemplar, a gaiola deverá ter 2x1x2,5 metros , pois é uma espécie de ave que adora se movimentar e voar de um lado para o outro . Deve estar localizado em um local onde não haja correntes de ar, e que também estejam protegidos da umidade e do sol ao longo do dia, ou pelo menos ter um abrigo para se esconder quando estiver mais alto.
A reprodução é bastante simples, então realmente há pouco que precisa ser feito para que um par de periquitos de Bourke tenha filhotes. Claro, será necessário esperar até que os filhos tenham pelo menos um mês para separá-los dos pais e transferi-los para outro módulo.