quantas-racas-de-caes-existem-no-mundo

Quantas Raças De Cães Existem No Mundo? (2024)

quantas-racas-de-caes-existem-no-mundoQuantas raças de cães existem hoje no mundo? Antes de sabermos vamos primeiro explorar um pouco da origem dos cães.

 

Os cães nasceram há mais de 20.000 anos a partir de lobos, que começaram a se aproximar das aldeias humanas em busca de comida, eventualmente, foram domesticados e evoluíram para os cães.

Quantas raças de cães existem hoje no mundo?

No mundo existem cerca de 350 raças reconhecidas oficialmente pela Federação Cinológica Internacional, e apenas cerca de 200 reconhecidas pelo American Kennel Club. No entanto, esse número é muito dinâmico e vem crescendo ano após ano.

Que tipos de raças de cães existe?

De acordo com a Federação Cinológica Internacional, os diferentes tipos de raças de cães são divididos em 10 grupos:

  1.  Sheepdogs e Cattle Dogs (exceto Swiss Cattle Dogs):  Entre os quais encontramos o Pastor Alemão, Collie, Border Collie, Pastor Australiano, Pastor Belga, Pastor Inglês, Pastor de Shetland, etc.
  2. Cães do tipo Pinscher e Schnauzer – Molossóides – Cães Suíços de Montanha e Boiadeiro:  Entre os quais encontramos o Doberman, Rottweiler, Schnauzer, Pinscher Miniatura, Dogo Argentino, Mastim Napolitano, São Bernardo, Cão de Montanha Suíço, Dogue Alemão, etc.
  3. Terriers:  Entre os que encontramos West Fox Terrier, Yorkshire Terrier White Terrier, Bull Terrier, Staffordshire Bull Terrier, Jack Russell Terrier, etc.
  4.  Dachshunds (dachshunds ou cães de salsicha) : Entre os quais encontramos todas as suas variedades, Pêlo Longo, Pêlo Curto, Pêlo Duro e Tamanhos Miniatura e Padrão.
  5.  Spitz e cães do tipo primitivo:  Entre os quais encontramos o Husky Siberiano, Samoieda, Malamute do Alasca, Chow Chow, Akita, Basenji, Xoloitzcuintle, Cão Cego Peruano, Podenco, etc.
  6. Cães do tipo Hound, cães de trilha e raças semelhantes:  Entre os quais encontramos o FoxHound, Spanish Hound, Basset Hound, Beagle, Dálmata, Rhodesian Ridgeback, etc.
  7.  Exemplos de Cães:  Entre os quais encontramos o Pointer, o Setter Inglês, o Setter Irlandês, o Weimaraner, o German Shorthaired Pointer, o Breton Spaniel, o Burgos Pointer, etc.
  8. Cães de caça – Cães de caça – Cães de água:  Entre os quais encontramos o Labrador Retriever, Golden Retriever, Cocker Spaniel (Inglês e Americano), Cão de Água Espanhol, etc.
  9. Cães de companhia: Entre os quais encontramos o Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Chihuahua, Pequinês, Papillon, Pug, Buldogue Francês, Crista Chinês, etc.
  10.  Galgos:  Entre os quais encontramos o Greyhound, Whippet, Afghan Hound, Saluki, Borzoi, Irish Greyhound, etc.

Ao longo da história (e principalmente nos últimos 200 anos), o homem vem selecionando os cães de acordo com as características necessárias para sua função (caça, pastoreio, companhia, etc.), gerando assim diversos tipos de cães. 

 

A diversidade de raças é tão grande que podemos encontrar cães tão distantes quanto um Chihuahua e um Dogue Alemão. Não há outro animal no mundo com mais diversidade dentro da mesma espécie.

 

Se começarmos a estudar as raças de cães, devemos saber que existem diferentes clubes e federações internacionais que regulam as características das raças e seus padrões; e são eles que determinam e reconhecem a validade das novas raças.

 

 A maior e mais importante organização é a Federação Cinológica Internacional, com quase 90 países membros. Os diferentes Kennel Clubs dentro de cada país também são de grande importância (American Kennel Club, British Kennel Club, etc.)

 

A grande maioria das raças de cães foi criada na Europa, principalmente na Grã-Bretanha, França e Alemanha.

Nosso conselho

 

Se você deseja adotar um cão de raça pura, não o escolha apenas porque é fofo ou elegante. 

 

É muito importante estudar as características de cada raça e avaliar se suas necessidades são compatíveis com nosso estilo de vida (se somos muito ativos, não devemos escolher um bulldog para nos acompanhar ao exercício, melhor um border collie ou um labrador; ou se moramos em um departamento não temos um São Bernardo, melhor um cachorro menor ou uma personalidade mais preguiçosa).

 

Embora cada raça tenha suas características, muito da personalidade do nosso cão dependerá de como o criamos e educamos. E nunca esqueçamos que um cão mestiço pode ter o melhor de cada raça, e que são excelentes companheiros. Na Edupet incentivamos a adoção e a propriedade responsável.

Rolar para cima