Parece que o agapornis é o animal da moda hoje, e não é para menos, pois é um dos pássaros mais bonitos que existem. Mas, na hora de escolher um, qual é o melhor? Se você é um novato, talvez deva optar pelo agapornis pullarius.
Qual a origem de Agapornis Pullarius?
Indice do conteúdo
Toggle
Na realidade, não se sabe muito bem quando este periquito começou a aparecer, mas foi descoberto em 1758 e foi baptizado como agapornis pullarius, embora seja vulgarmente conhecido como agapornis da cara vermelha devido à sua cara avermelhada que o torna tão característico.
É um dos menos populares devido à sua forma particular de caminhar, mas isso também o torna especial.
Por algum tempo eles foram muito comuns na Inglaterra e Holanda, mas devido à falta de sucesso com a reprodução, o interesse por esta ave foi perdido, então eles não são muito comuns no Ocidente.
Quais as características do agapornis pullarius?
É uma das menores variantes que existe, cerca de 14 centímetros , não pesando mais de 50 gramas .
Assim como o periquito canus (ou cana), é um animal bastante alegre que gosta de bisbilhotar tudo ao seu redor , principalmente se nasceu em cativeiro.
No caso de uma ave capturada na natureza, é normal que seja muito arisco e não se adapte bem ao confinamento.
Normalmente, a plumagem da maior parte de seu corpo é verde , com exceção do rosto, que possui um tom vermelho-alaranjado.
As penas do abdômen e das cobertas têm um tom mais amarelado, enquanto a área das asas tem um tom preto. A garupa é geralmente um tom azul claro e a cauda é verde.
Suas pernas são cinzentas, com bico vermelho-alaranjado e íris marrom-escuras. No entanto, algumas mutações podem ser encontradas, como o periquito pullarius ugandae que tem a garupa azulada mais pálida
Ao contrário de outras variantes da espécie, é mais fácil diferenciar a fêmea por apresentar dimorfismo sexual , embora não seja tão pronunciado.
Por exemplo, a cor é semelhante à do macho, mas a área da cabeça e dos olhos é mais laranja do que vermelha, mas a principal diferença é que a cor das coberturas inferiores é verde enquanto no macho é preta.
Quando são jovens, o tom de suas penas é mais opaco e se parecem muito com as fêmeas, por isso é bastante difícil diferenciá-las. Mas quando você cresce, os machos mudam a cor verde das asas de verde para preto.
Agapornis pularius é um bom animal de estimação?
Há muitos que desistiram quando se trata de criar esse tipo de pássaro por causa da dificuldade de se reproduzir. No entanto, não é impossível e como animal de estimação a verdade é que é muito difícil encontrar um melhor.
Não são aves muito violentas, exceto quando estão no cio ou com seu parceiro , que não gosta muito de estar perto de outras aves.
Eles gostam de ter um lugar para se banhar na gaiola e ter suas costas acariciadas, às quais respondem com alguns acenos suaves de cabeça. Sua dieta é composta principalmente por sementes de ervas e plantas , especialmente sementes do gênero Sorghum, e também frutas, sendo as goiabas e os figos silvestres seus preferidos.
Você também pode dar a ele bagas e brotos de árvores.
A época de reprodução desta ave depende da área em que são encontradas. Por exemplo, na África eles se reproduzem em abril, junho e outubro. Uma vez apaixonados pela fêmea, inicia-se o namoro e logo após a consumação e após 20 dias a fêmea põe seus ovos.
É necessário fornecer-lhes um ninho de tamanho médio, pois em cada ninhada podem colocar 4 ou 5 ovos.
Ao tirá-lo da gaiola, você deve ter muito cuidado, principalmente se ainda não ganhou confiança com seu dono , pois é um pássaro que voa muito rápido.
Embora seja muito curioso, também é um pouco arisco, então em nenhum momento você deve tentar pegá-lo se ele escapar da gaiola. Basta fechar a sala para ele explorar, deixar sua comida favorita na gaiola e quando ele estiver com fome ele vai atrás.