Periquito Inglês
Indice do conteúdo
Toggle
Certamente mais de uma pessoa terá lhe dito que se você quer ter um pássaro em casa, a melhor opção é apostar em um periquito inglês. E é realmente a coisa certa a fazer, especialmente quando você não tem muita experiência em cuidar de pássaros.
Como surgiu o periquito inglês?
Como todos sabem, o periquito australiano é o que se conhece como periquito comum, mas após muito tempo de trabalho, foi criada uma nova espécie que foi batizada de periquito inglês, por ter sido criado na Inglaterra.
Poderíamos dizer que estamos diante de uma espécie bastante nova, visto que o periquito inglês demorou mais de meio século para se tornar o que é agora , após o grande esforço dos criadores na criação seletiva. O periquito inglês como é conhecido hoje nasceu em 1989.
E como é esse pássaro?
É bastante fácil diferenciar, já que o periquito inglês tem pescoço e garganta amarelos. Na garganta há uma série de pontos pretos, todos do mesmo tamanho, e do lado de cada lado do pescoço há gotas azul-escuras que terminam em dois pequenos pontos pretos. Seu bico é de cor clara , exceto na região onde se junta ao rosto, que apresenta um pouco de polpa azulada sem penas.
Como surgiu o periquito inglês?
Como todos sabem, o periquito australiano é o que se conhece como periquito comum, mas após muito tempo de trabalho, foi criada uma nova espécie que foi batizada de periquito inglês, por ter sido criado na Inglaterra.
O peito, o abdómen e a parte inferior da cauda são verdes claros, descendo até às patas curtas azuis claras. Porém, nunca, seu dorso e asas se misturam ao amarelo com o preto, em penas que parecem onduladas . É especialmente distinto por seu grande porte quando empoleirado nos poleiros.
Dentro das espécies de periquitos ingleses existem exemplares menores, cerca de 10 cm, e outros que podem chegar a 15 cm, e em vez de terem plumagem lisa, podem ter muitas penas ou uma pequena crista na cabeça. Nestes casos é considerado um “pseudo” periquito inglês.
Quais os cuidados a ter com periquito inglês?
A verdade é que não difere muito de outros periquitos. Como seu tamanho não é muito grande, bastará com uma gaiola adequada na qual possa esticar suas asas de vez em quando para voar de um lado para o outro. Naturalmente, não costuma ser muito agressivo e não se importa em compartilhar uma gaiola com membros de outra espécie.
Por não apresentar dimorfismo sexual, seu cultivo não é altamente recomendado para pessoas sem experiência na área. Criar não é muito diferente do que é obter um periquito australiano comum , mas obter um periquito inglês puro é algo bastante difícil, mesmo para os criadores mais experientes.
Não é uma ave destinada a ser treinada nem muito considerada uma ave doméstica, mas sim uma espécie criada para competições de exibição. No entanto, alguns criadores irão ensinar-lhe truques como escalar com o dedo ou comer com a mão. Ele não é tão inteligente quanto outras espécies de pássaros, mas com um pouco de paciência esses pequenos truques podem ser ensinados